quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Pedagogia Waldorf



A Pedagogia Waldorf, você conhece?

Ainda pouco difundida no Brasil a Pedagogia Waldorf se baseia na Antroposofia (gr.: antropos = ser humano; sofia = sabedoria), ciência elaborada por Rudolf Steiner, que estuda o ser humano em seus três aspectos: o físico, a alma e o espírito, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e o querer.

Foi criada em 1919 na Alemanha e está presente, de forma tímida, no mundo inteiro. O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes. O foco principal da Pedagogia Waldorf é o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.

Tanto o aprimoramento cognitivo como o amadurecimento emocional e a capacidade volitiva recebem igual atenção no dia a dia da escola. Nessa concepção predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não de mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais necessárias ao ser humano.

O currículo, que se orienta pela lei básica da biografia humana, os setênios – ciclos de sete anos- (0-7/ 7-14/ 14-21) oferece ricas vivências, alternando as matérias do conhecimento com aquelas que se direcionam ao sentir e agir. Não há repetência, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade.

No primeiro ciclo (0-7), a ênfase é no desenvolvimento psicomotor, essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização. O segundo ciclo (7-14), que corresponde ao ensino fundamental, compreende a alfabetização e a educação dos sentimentos, para que os alunos adquiram maturidade emocional. Nesta fase, não existe professores específicos para cada disciplina, mas sim um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante os sete anos. O tutor é uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar.

Já no terceiro ciclo, equivalente ao ensino médio (14-21), o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo. As disciplinas são dividas por épocas, em vez de ter aulas de diversas disciplinas ao longo do dia ou da semana, o estudante passa quatro semanas vendo uma única matéria. Nessa fase entram os professores especialistas, mas as classes continuam com um tutor.

A avaliação dos alunos é baseada nas atividades diárias, que resultam em boletins descritivos. O progresso dos alunos é exposto detalhadamente em boletins manuscritos, nos quais são mencionadas as habilidades sociais e virtudes como perseverança, interesse, automotivação e força de vontade. Como conseqüência, o jovem aluno tem grandes chances de se tornar um adulto saudável e equilibrado capaz de agir com segurança no mundo.
Elmo Freitas
Acadêmico de Pedagogia

5 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Muito interessante, não conhecia.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Giselle disse...

Oláa obg pelo comentário... vim ver seu blog, q coincidencia! Faço faculdade de Pedagogia, ultimo periodo, e sou professora do Município do Rio de Janeiro!
Beijãao
to seguindo

Dóris Mendes disse...

Olá, gostei muito da matéria, bem esclarecedora, sou formanda em pedagogia e é muito importante para a formação continuada a participação em blogs como o seu, para estarmos sempre em aprendizagem.
Parabéns

Carol Balan disse...

Está abrindo uma escola Waldorf em minha cidade e estava pesquisando sobre a pedagogia quando cheguei a esta muito bem explicada postagem! Muito obrigada por todas as explicações. Já conheço um pouco, mas ainda estava com algumas dúvidas. Vou aproveitar a visita e passear um pouco mais pelo blog! Abraço, Ana Carolina.

criARTE disse...

Elmo, trabalho, aqui em Porto Alegre em uma escola Waldorf. É simplismente maravilhosa! Amo a maneira como é o ensino! Bem explicada tua postagem!

Postar um comentário

Exerça sua democracia com responsabilidade!