sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Proposta de jogo para formação de palavras

JOGO

Formação de palavras - Jogo da memória em envolvendo figuras e sílabas.

CONTEÚDO DIDÁTICO

· Formação de palavras dissílabas e trissílabas.


JUSTIFICATIVA


Como sabemos, A língua portuguesa apresenta dois processos básicos para formação de palavras: a derivação e composição. Porém, sabemos também que para compreender esses dois processos não basta, apenas, a explicação do docente com uma abordagem tradicional. Pois, para uma assimilação significativa se faz necessário que o educador adote uma abordagem didática diferenciada em que a mesma estimule e propicie aos educandos subsídios educativos inerentes a faixa etária do público-alvo.

Diante disso, para o conteúdo proposto e para uma aprendizagem significativa, sentimos a necessidade da criação de um jogo em que estimulassem e ajudassem os educandos das séries iniciais à assimilarem tal situação didática de forma construtiva, divertida e prazerosa.



OBJETIVO PEDAGÓGICO

· Desenvolver a compreensão lógica da formação das palavras;

· Desenvolver a linguagem, o pensamento e concentração;

· Estimular a curiosidade, e o raciocínio;

· Refletir sobre o “ganhar” e o “perder” como fatores que são inerentes a vida humana;

· Auxiliar no processo de integração social dos alunos.

OBJETIVO DO JOGO

· Encontrar todos os pares das figuras e conseguir formar as palavras correspondentes.

PROCEDIMENTOS

· Para a efetivação desse jogo será necessário dois montantes de ficha de papel cartolina: Sendo um com figuras repetidas, para o jogo da memória; e, outro com sílabas que formem as palavras que correspondem às figuras.

Obs.: As palavras deverão ser dissílabas e trissílabas.

· Dois dados para decidir quem começa o jogo.

REGRAS

· Participantes: Dois ou mais.

· Cada participante deverá jogar os dados. Começa quem conseguir o menor resultado na soma dos dados;

· O primeiro jogador determinado pelo sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar irá aparecer a figura. Em seguida, o mesmo deverá buscar no montante com sílabas a que corresponde a primeira da palavra da figura, guarda e passa a vez. Na rodada seguinte o jogador deverá encontrar a mesma figura. Caso não encontre passa a vez. Encontrando, o mesmo deverá buscar a outra sílaba que forma a palavra.

· Ganha quem conseguir o maior número de figuras com as respectivas palavras formadas corretamente.

MATÉRIAIS UTILIZADOS

· Papéis de cartolina para colagens das figuras;

· Fichas digitadas com sílabas correspondentes as figuras;

· Figuras;

· Dados.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Posteriormente as crianças poderão confeccionar o próprio jogo.


0 comentários:

Postar um comentário

Exerça sua democracia com responsabilidade!