Como sabemos, o espaço escolar não se resume apenas em um ambiente de abrigo cercado por quatro paredes, na qual as crianças, professores e funcionários vão para se manterem “seguros.” A escola, sobretudo, é um espaço de desenvolvimento cognitivo e um alicerce na construção das relações interpessoais. Segundo Vygotsky, “o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento." (apud HANK, 2006).
Desta forma, o ambiente físico é fator preponderante para o processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no Art. 1º,
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
No artigo 29, a mesma Lei diz,
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Diante o exposto, é possível compreender que o processo de ensino-apredizagem, em todos os níveis, mas principalmente na educação infantil, acontece de forma significativa quando uma série de fatores internos e externos contribui de forma conjunta, inclusive a estrutura física do espaço educativo.
Segundo OLIVEIRA (2000, p.158, apud HANK, 2006),
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.
Assim, o espaço educativo deve ser planejado de forma a satisfazer as necessidades da criança, ou seja, tudo deverá estar acessível ao educando, desde objetos pessoais, assim como os brinquedos. Pois, só assim, o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.
DAVID & WEINSTEIN (citados por CARVALHO e RUBIANO 2001, p.109, apud HANK, 2006), afirmam que:
Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade.
Complementando, HORN (2004, p. 28, apud HANK, 2006), destaca que,
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.
Assim, mais que uma mera visão esteticista, refletir acerca das citações dos diversos autores e sobre a Lei de Diretrizes e Bases é de grande relevância para que se possa compreender que uma infraestrutura adequada possibilita aos mais variados seguimentos da escola uma relação promissora no seu papel pedagógico. A necessidade de uma instituição de ensino bem estruturada é de fundamental importância para as capacidades físicas, intelectuais e morais dos discentes. Ou seja, um espaço acolhedor transforma o aprendizado em uma ferramenta estimuladora e, cria condições para que o ato educativo possa ser refletido no desenvolvimento bio-psico-social.
Elmo Freitas
5 comentários:
É muito legal expressar suas opiniões com bastante argumentos em seu blog!
Vi os outros posts e gostei!
Obrigada pela visitinha
www.imfrener.blogspot.com
Seu link está no meu blog!
Dê uma olhada!
Bjs
Muito interessante, gostei do seu blog.
Boa tarde!!
Acho que oq influencia realmente na aprendizagem é a forma de ensino e a vontade do aluno apreender!!
para mim é as coisas que mais importa na aprendizagem!!
é claro que uma boa estrutura ajuda bastante tambem!
Adorei o seu blog,tem informações bem importantes para as pessoas se informarem mais sobre a grande importância que a educação deve ter.
parabéns!!!
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