sexta-feira, 19 de março de 2010

Por que (não) ensinar gramática

Por que (não) ensinar gramática – Sírio Possent

O Livro de Sírio Possent nos remete a reflexão sobre qual verdadeiro papel da escola na sociedade, bem como professores e alunos diante da língua escrita e falada e suas peculiaridades.
Possent, parte do pressuposto de que “aprender uma língua” é inerente a todos que convivem unidos pelo mesmo dialeto, e que por ser assim, a idéia de ensinarmos ou corrigirmos outra pessoa jugando-a como ignorante não passa meramente de uma sobreposição, no caso, dizendo que a única forma correta de falar é a norma culta/padrão. Mas, o que é a norma culta? Como estabelecer um padrão para se falar?
Essas são algumas das indagações que o autor nos proporciona.

A verdade é que não existem línguas mais desenvolvidas que outras ou que ainda existem línguas primitivas, e sim o que podemos encontrar são diferentes formas ou maneiras de falar – diferentes culturas –, como também não existem línguas mais fáceis ou difíceis que outras.

Quanto às escolas, o que realmente elas propagam?

Talvez, se as escolas perdessem menos tempo tentando ensinar o que os alunos já sabem, a educação seria mais promissora, ou seja, o que as instituições fazem é tentar ensinar os educandos a aprenderem a falar. Mas, aprender a falar o quê? O que já sabem?
Sírio Possent, defende a proposta de que a escola deve trabalhar com três tipos de gramáticas, a gramática internalizada (a que o aluno já conhece), a gramática descritiva (observações de ocorrências) e a gramática normativa (regras que devem ser seguidas). O que o aluno produz reflete o que ele sabe (gramática internalizada). A comparação sem preconceito das formas é tarefa da gramática descritiva. E a explicitação da aceitação ou rejeição social de tais formas é uma tarefa da gramática normativa.

Bem, A ideia central do autor é fazer com que o ensino de português deixe de ser visto como a transmissão de conteúdos prontos, e passe a ser uma tarefa de construção de conhecimento por parte dos alunos. Essa construção de conhecimentos é extremamente importante, pois direciona melhor o professor e o ajuda a ensinar o que o aluno ainda não sabe.

Resenha crítica elaborada por: Elmo Freitas de Oliveira. O mesmo é acadêmico do V período do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), e estágiario do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologa (IF PE- Campus Vitória de Santo Antão - PE).

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