sábado, 11 de dezembro de 2010

O Fazer Pedagógico

O fazer pedagógico deve estar atrelado, sempre, ao fazer social. Assim, faz-se necessário que os educadores apóiem não só na teoria vivenciada no contexto acadêmico, mas que saibam utilizá-la de forma coerente e construtiva na sala de aula. Uma vez que, segundo Maria da conceição da Silva (2005), a escola é o lugar para promover a visão critica do aluno a partir do currículo escolar.

Para isto, faz-se necessário que o currículo atenda as necessidades dos alunos em todas as suas especificidades, ou seja, o currículo deve atender a individualidade do aluno, mas também deve estar atento as necessidades do contexto social da escola.

“O fazer pedagógico se institui na relação professor-aluno e aluno-aluno. Antecede, e vai além do específico momento da sala de aula, seja este um contato direto ou à distância. Tal fazer, deve ser mediado pelo conteúdo em estudo, pelo campo teórico ou prático, em que a busca do conhecimento e a procura pelo saber acontecem no cotidiano escolar.” ( Jaime Alencar de Oliveira, 2007).

Segundo, Kátia Regina Domingos de Melo (2005), O fazer pedagógico é de suma importância tanto para o docente como para o aluno. Pois, é neste fazer pedagógico que se dá uma grande interação entre ambos.

Neste sentido, os educadores devem estabelecer uma maior interação com uso das novas tecnologias para manter um contato mais direto na relação professor-aluno, pois vivemos em uma época globalizada em que o conhecimento se renova a cada dia, e, neste caso, devem estar dispostos a “aprender a aprender”.

Quanto ao discente, este deve ser orientado a refletir sobre os problemas sociais e expor a sua opinião reflexiva e crítica; ele deve interagir com a tecnologia da sua comunidade e ser apresentado aos avanços tecnológicos, incentivando-os a caminharem em sua direção. Neste sentido, podemos destacar a citação de Maria do Socorro Barbosa (2005), quando diz que, “na sociedade atual, nossos alunos devem e estão inseridos, atuando como cidadãos críticos e participativos.



Elmo Freitas

5 comentários:

Luciano Castro disse...

QUER DIZER ENTAO QUE VC PREFERE FICAR FORA DE MODA

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

TENTA SO, FIK LEGAL

ABRAÇOSSS, TO TE SEGUINDO OK?

Láh/ disse...

Obrigada pelo comentário no Delírios e Paranóias. =)
___________
Seria muito interessante se todas as escolas tivessem essa visão. Vejo que muitas são totalmente despreparadas.

reh disse...

Olá

Você comentou no meu blog na WEB HQ "Beleza Nobre" Parte 1 em http://redesenhei.blogspot.com

VLW POR TER GOSTADO,MAS VOCÊ QUER CONTINUAR ACOMPANHANDO A HISTÓRIA? ENTÃO SIGA O TWITTER DA HISTÓRIA www.twitter.com/BelezaNobre

E A CADA PARTE NOVA POSTADA,VOCÊ SABERÁ PELO TWITTER.

Faça como o pessoal, Siga e Acompanhe essa História que está apenas na PRIMEIRA EDIÇÃO.

Abraços.

e Vlw.

Bye.
REH SANTOS

Marcos disse...

Sucesso para você tambem!
Abraço.

Rodrigo Ludwig disse...

Gosto da ideia de “aprender a aprender”.
Bons conceitos euli aqui.

Estou te seguindo. Me segue?

http://rodrigoludwig.blogspot.com/

Postar um comentário

Exerça sua democracia com responsabilidade!